Um probleminha que causa muito incômodo nos proprietários e causa um aspecto nada agradável nos cães, a famosa Lágrima ácida, esta presente na maioria das raças, sendo que essa secreção é drenada pelo ducto naso-lacrimal, porém, as vezes acaba “vazando” e atingindo a região externa dos olhos.

Essa mancha de lágrima pode estar associada a diversos fatores principais como:
  • Anomalias nos olhos do animal, causando assim aumento na produção de lágrima
  • Alergia alimentar, ou ainda alteração no Ph da lágrima causado por essa alteração

A causa do escurecimento da secreção é discutida, autores relatam a presença de algumas substancias na lágrima, que em contato com os pelos e o ar, causam a pigmentação. É importante manter nestes animais, os pelos baixos, para facilitar a limpeza e o acúmulo de bactérias que podem se acumular ali, agravando a mancha e causando mau cheiro.

É comum o uso de produtos clareadores, mas estes às vezes não surtem efeito, ou podem acarretar reações dermatológicas locais, agravando o quadro. A administração de antibióticos orais melhora bastante o aspecto,. Mas tão logo suspende-se o uso destes, o problema retorna. Deve-se lembrar que o uso abusivo de antibióticos podem acarretar problemas futuros a nível hepático e renal, além de aumentar a resistência bacteriana.

Uma alimentação equilibrada, controle de vermes, infecções virais e bacterianas, diminuição de produtos químicos, evitar o excesso de medicamentos alopáticos podem ajudar a diminuir o problema.

Sugerimos algumas dicas para ajudar no clareamento destas manchas:

– higienizar diariamente o focinho de seu cãozinho o gatinho. Pode usar uma toalha macia, ou algodão, umedecido em água morna. Pode ainda acrescentar algumas gotas de vinagre de maçã em duas colheres de sopa de água morna.

– utilizar para a limpeza chá de camomila levemente morno. Renovar o chá a cada dois dias.

– dar ao seu cãozinho iogurte natural, uma colher das de chá já ajuda a fortalecer sua flora intestinal, responsável pelo sistema imune e manutenção do pH.

– manter os pelos aparados, facilitando a higiene;

– pingar após a limpeza diária duas gotas do colírio homeopático de Euphrasia, encontrado nas farmácias homeopáticas;

Se com todas estas dicas, o problema persistir, talvez seja necessário investigar mais as causas. O uso de medicamentos homeopáticos e/ou florais são adequados por serem suaves e eficientes. Procure um médico veterinário

Imagem Retirada da Internet




Fonte: Canil Laffranchi