Bem provável que você conheça alguém que possui um cão alérgico. E se você esta lendo é bem provável que seu cão deve ser. As alergias são as patologias mais comuns na medicina veterinária e na humana também.

As alergias acontecem na maioria dos casos nos primeiros anos de vida do animal, podendo ser causada por uma infinidade de fatores. Geralmente o animal fica com a pele toda “empipocada” ou “ empelotada”, podendo ainda ficar com rosto e bochechas inchados. Esses sintomas caracterizam uma reação alérgica, mas ao que????

Pode ter sido causada por alimentos, insetos, flores, produtos químicos, shampoos, perfumes e até medicamentos. De qualquer forma essa reação alérgica precisa ser tratada, e em seguida tentar rastrear o que causou essa reação. Importante fazer uma varredura minuciosa no ambiente, verificar se ele comeu algo diferente, se foi vacinado à pouco, se há insetos no ambiente, se tomou algum medicamento, enfim algo fora da rotina do cão. Essas perguntas podem ajudar a descobrir a causa, já que, a reação alérgica é apenas uma conseqüência do processo.

Não são todos os animais que apresentam esse tipo de alergia, porém o bulldog inglês está entre as raças com a pele mais sensível a este tipo de reação.

Normalmente o cão que apresenta este “ empelotamento “ da pele, não corre risco de vida, porém se a reação afetar todo o rosto e bochechas é preciso tomar alguma providência, pois uma reação alérgica muito intensa pode ocasionar uma reação anafilática (raro) mais grave, que pode levar o animal à morte.

O tratamento nem sempre é necessário, apenas nos casos mais graves, como inchaço do rosto e bochechas, e na maioria das vezes se resolve com antialérgicos ou anti-histamínicos e ainda shampoo anti alérgico.

Ressalto que é de extrema importância tentar descobrir a causa dessa reação, do contrario ocorrerão recidivas. Sempre tenha um anti alérgico por perto para o caso de emergências e o mais importante, na dúvida, sempre consulte um Veterinário de sua confiança.

IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS RETIRADAS DO FACEBOOK






Fonte: Canil Laffranchi