É uma patologia ocular, caracterizada pela inversão para dentro das pálpebras superiores ou inferiores, fazendo com que os cílios fiquem em contato permanente com a córnea, irritando – a e provocando um lacrimejamento constante e até lesões mais graves.

O entrópio pode acometer cães com excesso de rugas na face, ou ainda algum desconforto ocular que provoque um blefaroespasmo, ou seja, uma contração do músculo da pálpebra, causando o fechamento dos olhos. Pode ser devido a uma úlcera de córnea, corpo estranho nos olhos, ou uma conjuntivite crônica.

O entrópio costuma incomodar bastante o animal, levando a um excesso de lacrimejamento, contração das pálpebras, irritação dos olhos, conjuntivite e vermelhidão.

O tratamento recomendado geralmente é cirúrgico, e depois dos 12 meses de idade, pois o cão ainda esta em desenvolvimento, e antes dessa idade pode haver recidivas. Com a idade as rugas podem se esticar com o desenvolvimento cranial.

Se após os 12 meses de idade, o entrópio persistir, a correção cirúrgica é indicada, onde se realiza um recorte da pálpebra com vários pontos de sutura, reposicionando então a pálpebra.


Imagens retiradas da internet






Fonte: Canil Laffranchi