É muito comum os cães urinarem em seus pertences, principalmente em suas camas, tanto machos, quanto fêmeas tem esse, que para nós é um horrível costume, porém para eles, é um simples jeito de dizer: Não toquem nesse local, já tem dono!!!!

Assim que os filhotes chegam em seus novos lares, eles ficam meio perdidos com tanta mudança de uma só vez , ocasionando assim “xixis” em locais errados como tapetes, sofás ou locais ainda piores. Isso acaba deixando os proprietários um tanto quanto decepcionados, principalmente quando não economizam em lindas caminhas para seus filhotes, se preocupando com o máximo de conforto. É de extrema importância, determinar onde será o local correto das necessidades, e sempre longe do local de descanso e da alimentação. O ideal para esse “banheiro “ seria um canto mais reservado, ao invés de espalhar tapetes higiênicos ou ainda jornais por toda a casa. Fazendo isso o filhote vai se habituar em fazer as necessidades em qualquer canto da casa. No período inicial de treinamento, recomendo utilizar mais de um local para esse treinamento, pois os cães são extremamente sociáveis e não gostam muito de se afastar das pessoas.

É preciso ter um pouco de paciência, pois a prioridade dos filhotes é brincar e nem sempre eles se lebram que existe um local específico para as necessidades. Com passar do tempo o filhote vai se habituando com o local certo para as necessidades.

Mas e se mesmo com todos esses cuidados, ele ainda continua a urinar na própria cama??? Alguns cães fazem isso para se refrescar, em dias quentes principalmente. Resolveríamos o problema com ventiladores, ou deixando a cama em local fresco. Outro fator a ser lembrado foi o que já citei, ou seja os cães demarcam seu território, e quanto mais você lavar essa caminha com xixi, mais vai estimular ele a renovar suas marcações, Eu indico deixar a cama ao sol, durante o dia. A urina vai secar, porém o cheiro continuará ali ..... Para nós, um tanto quanto nojento aquele mal cheiro de urina, mas lembre – se sempre, ele é um cachorro, e não um ser humano. Dessa forma tem seus costumes. Pelo menos uma vez por semana podemos lavar a caminha, para retirar os odores e também por questões de higiene, na prevenção de patologias de pele. Com o tempo ele vai diminuindo esse hábito. Tenha sempre duas caminhas, isso também ajuda.

Espero ter ajudado de alguma forma




Fonte: Canil Laffranchi