Os cães em geral são extremamente curiosos e investigam tudo, o que os tornam extremamente cativantes, porém esse tipo de comportamento pode ser arriscado, pois podem por exemplo encontrar uma formiga e acabar em uma dolorosa picada em seu lindo focinho, afinal, formigas existem em qualquer lugar. Algumas espécies de formigas dão picadas bastante dolorosas naqueles que chegam muito perto. Este espírito curioso de nossos peludos, pode deixar nossos cães suscetíveis a uma série de perigos, como um ninho de abelha ou mesmo um inocente canteiro de flores, onde possam ter pequenos insetos escondidos.

Não é nada incomum para um cachorro ser picado ou mordido por um inseto como abelhas, vespas, marimbondos, moscas, mosquitos, e também alguns invertebrados artrópodes como escorpiões e alguns tipos de aranhas. Mas a reação à estas picadas ou mordidas, podem variar de acordo com o organismo de cada cão e com o tipo de inseto. Assim como alguns seres humanos são mais suscetíveis a ter alergia a certas picadas de insetos os cachorros também são. Alguns cachorros ao começarem a se coçar bastante, logo farão com que você associe com pulgas, no entanto pulgas não são a única causa que podem levar um cachorro a ter irritações de pele e coceiras.

Embora a maioria de picadas ou mordidas de insetos normalmente cause apenas um leve e passageiro desconforto no local, alguns tipos de picadas de insetos podem causar sintomas mais severos. Em alguns casos o sintomas podem ser mais graves, em especial se o seu cachorro for alérgico às enzimas liberadas pelo inseto. Quando um cão é picado por algum inseto, os sinais mais comuns são vermelhidão e inchaço no local da mordida. Quando ocorrem reações mais severas, o cachorro pode apresentar urticária, que poderá aparecer junto com inchaço, normalmente na face e no focinho. A gravidade destas reações podem variar desde uma simples erupção cutânea com coceira, até alterações mais graves, em especial no sistema respiratório, cardiovascular e gastrointestinal. Nesses casos, o cachorro pode apresentar sinais de pressão arterial baixa, vômitos, diarreia e dificuldade para respirar, podendo até levar o cachorro a óbito se não tratado rapidamente.

Outros cães ao tentar morder alguns insetos, também acabam frequentemente sendo picados na boca. Nestes casos, se houver um ferrão visível, você poderá tentar removê-lo com uma pinça e aplicar uma pomada antibacteriana tópica, no entanto, muitos cães podem não suportar a dor e impedir que você consiga retirar o ferrão com segurança, neste caso é indicado levá-lo o mais rápido possível para o veterinário, pois ele saberá como imobilizar o cão para remover o ferrão com segurança.

Sintomas mais comuns de reações graves à picadas e mordidas de insetos

  • Inchaço das pálpebras caso seja este o local da picada ou mordida
  • Inchaço das orelhas caso seja este o local da picada ou mordida
  • Inchaço dos lábios, ou em reações alérgicas graves, todo o rosto – uma condição chamada angioedema
  • Se a picada ou mordida for na boca ou nariz do cachorro, o inchaço pode ser significativo, resultando em dificuldade respiratória
  • Urticária apresentando vergões na pele, apresentando coceira e podendo até resultar em choque anafilático
  • Dificuldade de respirar
  • Fraqueza ou vertigem podendo resultar em desorientação
  • Pulso lento ou enfraquecido
  • Perda de consciência
  • Aumento na frequência cardíaca
  • Febre muito alta
  • Extremidades geladas
  • Leve a grave tremor ou agitação
  • Vômitos persistentes ou diarreia
  • Pressão Baixa


Picadas de aranha costumam causar maior impacto ao tecido que se torna inchado como resultado do veneno injetado pela aranha.
Se seu cachorro apresentar um edema grave, não deixe de levá-lo imediatamente ao veterinário, certamente esta será a melhor atitude para preservar seu cachorro de um risco mais eminente à sua saúde.

Picadas ou mordidas que afetam apenas levemente o local atingido podem ser tratadas tranquilamente em casa, é sempre importante que você continue a monitorar de perto a evolução do quadro alérgico de seu cachorro, mantendo uma atenção por vários dias a fim de garantir que o inchaço não piore e que a região afetada não infeccione. Se o seu cachorro estiver lambendo constantemente a picada ou mordida, a ferida poderá evoluir para uma dermatite por lambedura, de qualquer maneira, esta atitude irá piorar consideravelmente o machucado, neste caso você deve estar mais presente e tentar impedi-lo de lamber o local, caso seja impossível, um colar de cone de plástico poderá impedi-lo de lamber a ferida.



Receitas caseiras para aliviar o ardor e coceira de picadas e mordidas de insetos sem gravidade para seu cachorro

  • Para picadas ou mordidas de formigas e outros insetos que causem coceira o bicarbonato de sódio com água aplicada na picada ou mordida irá ajudar a aliviar a dor, irritação e coceira.
  • Em cães com múltiplas picadas ou mordidas, um banho de aveia poderá ajudar a acalmar a pele.
  • Prurido e desconforto também podem ser aliviados com a aplicação de loção de calamina (minério de zinco) sobre a picada ou mordida.
  • Leite de magnésia também pode ser aplicado sobre a pele irritada para aliviar a dor e irritação.
  • Uma colher de chá de Sais de Epsom dissolvidos em duas xícaras de água quente também pode ser usado para banhar seu cachorro e acalmar a pele irritada, estes sais podem acelerar a capacidade de regeneração da pele. E você pode utilizar quantidades maiores se necessário.
  • Hamamélis ou cidra de maçã podem ser aplicadas utilizando uma bola de algodão, tanto em vermelhidões quanto em coceira ou inchaço na pele de seu cão, para aliviar a irritação e coceira.
  • Para reduzir o inchaço, utilize uma bolsa de gelo sobre a área afetada por alguns minutos, repetindo periodicamente durante todo o dia.
  • Para picadas de abelhas e vespas uma opção é aplicar um pouco de gel de aloe vera. O aloe vera tem ação calmante e irá aliviar a dor e a queimação.


Fonte: http://www.blogdocachorro.com.br/reacao-alergica-picadas-de-insetos/