Muito comum em cães braquiocefálicos, (Buldogue Francês, Pug, Boston Terrier, Pequinês, Boxer, Buldogue Inglês, Shih Tzu, Dogue de Bordeaux), a maioria dos proprietários se vêem desesperados quando isso acontece, achando que seu cão esta com falta de ar, ou então morrendo engasgado, porém isso não passa de um espirro.
Também conhecido como Respiração Paroxística Inspiratória, no espirro normal o ar é impulsionado dos pulmões para fora do nariz, já no espirro reverso, o ar é puxado para dentro do nariz, causando um som um tanto quanto estranho. Os episódios em média não duram mais que dois minutos, e a maioria volta à respiração normalmente após o episódio.
Não existe uma causa certa para a causa do espirro reverso, porém pode estar relacionado irritação na garganta, faringe ou na laringe, excitação, excesso de exercícios, puxões na coleira, alergias, infecções respiratórias e até alergias.
No instante em que ocorre o espirro, o animal fica parado, com as patas dianteiras afastadas uma da outra, pescoço esticado, olhos estalados, e acelera os movimentos respiratórios sempre acompanhados de sons nasais (ronco), além de tosse.
Quando ocorrer o espirro reverso, você pode tentar ajudar massageando de leve a garganta estimulando os movimentos de deglutição, ou ainda tampar as narinas com os dedos, afim de estimular a deglutição, e principalmente mantenha a calma, pois seu animal pode ficar estressados devido a sua reação.
Não a motivos de preocupação, porém se você notar ocorrências freqüentes, visite o seu veterinário imediatamente. Espirro reverso não é uma doença, mas os episódios mais graves precisam de um exame feito pelo veterinário para verificar quaisquer alergias, sinusite, tosse persistente e / ou outros distúrbios respiratórios.

Vídeo Retirado do YouTube

Fonte: Canil Laffranchi